Não faça do coronavírus o tema mais importante do seu dia

 15/04/2020

Não faça do coronavírus o tema mais importante do seu dia


Wagner Gattaz - Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Psiquiatria da USP 

Em tempos de quarentena pela COVID-19 é comum que nossa atenção esteja focada no tema. Mas, enquanto o isolamento social pode ser uma boa alternativa para conter o avanço da doença, ele pode também trazer problemas à saúde mental.

Para quem já sofre com com transtornos de ansiedade e quadros depressivos ele pode ser ainda mais preocupante. Por isso, cuidar da rotina é o primeiro passo para se manter firme e saudável durante este período. Confira algumas dicas: 

  • Para quem sofre com algum problema psicológico, é imprescindível manter o tratamento. Se precisar de ajuda, o ideal é optar primeiro pelos canais de teleatendimento. O Ministério da Saúde autorizou esta modalidade de consultas e alguns profissionais já adotaram. O Hospital Porto Seguro está com a emergência em funcionamento, mas apenas para casos de internamento. 
  • Mantenha uma rotina diária com espaços para meditação, alongamento, exercícios e uma pausa para a alimentação. Se fizer home office, mantenha o máximo possível a rotina do trabalho.
  • Use a tecnologia para estar em contato com os amigos. Você não precisa passar por isso sozinho. Ligações de vídeo, redes sociais e teleconferência te ajudam a se conectar com aqueles que você ama.
  • Filtre as notícias. Você não precisa assistir a todos os telejornais e notícias sobre o novo coronavírus. Isso pode, inclusive, desencadear um quadro de ansiedade.

Fique em casa!




  Voltar