O que é saúde integral?

 21/08/2021

O que é saúde integral?

O que é saúde integral?

Tema já bastante abordado pela psicologia, a saúde integral enfatiza que a divisão clássica entre corpo e mente não existe, e que para desfrutar de uma saúde verdadeira é preciso contemplar não só a saúde do corpo, como também a psicológica, tantas vezes deixada de lado por ser considerada menos importante.

Entretanto, hoje é público e notório que é impossível ter um corpo saudável sem uma mente sã e equilibrada, e vice-versa. Os fatores físicos e emocionais se correlacionam de forma direta e por isso a saúde integral passa pela perfeita integração e harmonia entre todos os focos e dimensões do ser humano.

O conceito de saúde integral tem sido muito defendido por profissionais não só da psicologia, mas também da própria medicina, que têm realizado inúmeras pesquisas comprovando os efeitos que o corpo humano sofre em função de um psiquismo em desequilíbrio.

Não é difícil entendermos como essa relação é estreita. Um exemplo: quantas vezes nosso corpo já não entrou em estado de ansiedade generalizada – taquicardia, suor, cólicas intestinais, boca seca, etc. – por causa de uma notícia ruim, um evento negativo, um trauma ou um simples pensamento ou lembrança?

Isso acontece porque nosso corpo é uma combinação de diversas substâncias que reagem bioquimicamente cada vez que uma mensagem é enviada pelo cérebro, mas que começa em nossa psique. Da mesma forma, de acordo com nosso estado psicológico no dia a dia, nosso corpo reagirá de uma forma ou de outra, respondendo a esses estímulos com diversas sensações ruins ou prazerosas.

Atualizando…
O conceito atual de saúde pela OMS (Organização Mundial de Saúde) envolve o bem-estar físico, psicológico e social da pessoa, não podendo ser considerada apenas a ausência de doenças.

Isso nos obriga a fazer uma avaliação mais ampla se quisermos ter uma noção de como anda nossa saúde. Os benefícios do cuidado e da atenção a estes 3 aspectos – físico, psicológico e social – são inúmeros e contribuem para uma vida mais plena e satisfatória.

O cuidado com a saúde é um hábito que todos devem ter.

A saúde resulta de um equilíbrio físico, orgânico e mental do nosso organismo, conquistado no dia a dia. Esse equilíbrio é adquirido através de vários fatores, como uma boa alimentação, muita água, um bom descanso, alguma atividade física; cuidados com a higiene pessoal e horas de lazer.

O conceito de saúde integral enfatiza que o corpo e a mente devem ser tratados como um campo único de cuidado. Desta forma, para estar fisicamente saudável, também é preciso estar bem psicologicamente.

  1. Atenção à saúde ocupacional

    Uma empresa que investe em saúde ocupacional está mostrando aos seus empregados que ela se preocupa com eles e com o seu bem-estar.

    Além disso, quando se investe na saúde dos empregados, também está sendo investido na empresa, pois trabalhadores aptos e com uma boa saúde física e mental, desempenham melhor suas funções. Por isso, toda empresa precisa investir nessa área.

    Os cuidados oferecidos pela equipe de saúde ocupacional ajudam a garantir um ambiente e rotina mais saudável para esses indivíduos, deixando os funcionários mais motivados e capacitados para produzir melhor.

  2. Alimentação saudável

    Alimentação saudável é uma dieta equilibrada, que fornece os nutrientes, vitaminas e minerais nas proporções adequadas para o bom funcionamento do organismo.
     
    Para que uma alimentação seja saudável, é importante ter variedade, equilíbrio, controle de quantidade (comer o que lhe é adequado) e qualidade dos alimentos. Ou seja: conhecer a procedência dos ingredientes é uma das formas de conseguir uma alimentação saudável.

  3. Pratique exercícios

    A prática da atividade física traz alívio do estresse, tão comum nos dias de hoje, melhora a memória e diminui a insegurança e a ansiedade. Esses benefícios se devem ao fato do aumento do fluxo de sangue no cérebro e aos níveis de substâncias como a endorfina, que são liberadas através do esporte.

    Além dos fatores químicos, se exercitar frequentemente fortalece a autoestima e espanta os vilões, como a depressão, a sensação de deslocamento, a falta de confiança e a ansiedade.

    Entretanto, fique atento, pois os benefícios da atividade física só vão surgir se os exercícios forem praticados regularmente e com disciplina. E, para essa atividade se tornar ainda mais agradável e prazerosa, o gosto pessoal para a escolha certa se torna muito relevante.

  4. Cuide da saúde emocional

    - Tire um tempo para você: Em meio aos compromissos da rotina, é importante parar para respirar. Relaxe e separe um momento do seu dia para fazer algo que você gosta: assistir uma série, fazer uma caminhada, ler um bom livro, dançar. O importante é que a atividade seja prazerosa.

    - Busque o equilíbrio: Tente manter uma organização na realização das tarefas, equilibrando as responsabilidades com as atividades de lazer e descanso.

    - Mantenha boas relações: Busque estar próximo das pessoas que você ama e te fazem bem, como família e amigos, mesmo que virtualmente. Os bons relacionamentos são fundamentais para a saúde mental e ajudam a fazer com que a vida tenha sentido.


Perguntas que devemos nos fazer


Saúde Física

Tenho sentido dores? Me exercito regularmente? Me sinto bem fisicamente? Durmo e me alimento bem? Como andam meus exames médicos? Tenho algum problema físico? O que posso fazer para melhorar minha condição física?

Saúde Psicológica (Mental e Emocional)

Como é meu humor? Como me sinto a maior parte do dia (triste, ansioso, feliz, etc.)? Minhas emoções são positivas ou negativas na maior parte do dia? Como elas interferem em minha vida? Como são meus pensamentos a maior parte do dia? Como lido com os acontecimentos da minha vida? Costumo pensar mais sobre coisas do passado, do futuro ou do presente? Eles interferem positiva ou negativamente em minha vida?

Saúde Social

Qual a qualidade dos meus relacionamentos? Quantos relacionamentos significativos eu possuo? Costumo me relacionar bem com minha família? Como posso me relacionar melhor com as pessoas? Compreendo e sou compreendido? Sei compartilhar?

Por que você precisa estar integralmente saudável?

Buscar um equilíbrio entre corpo e mente traz inúmeros benefícios para o indivíduo.  Restabelece algo que naturalmente se constituiu unido. O mais notável é a menor incidência de doenças psicossomáticas, ou seja, doenças relacionadas a pensamentos, sentimentos e emoções que interferem no corpo físico.

Porém, um corpo devidamente cuidado por meio da alimentação, exercícios e descanso; através da liberação de substâncias como dopamina, serotonina e endorfina, também interfere positivamente no sistema psicológico e emocional.

É importante deixar claro que todos nós precisamos de atenção constante com a nossa saúde, seja ela física, psicológica ou social, pois este é um processo que nunca termina e está sempre precisando de ajustes.

------------------------------------------------------------
Hospital Psiquiátrico Porto Seguro
Agende uma consulta: 41 3019-1234 ou
clique aqui



  Voltar