31 de Agosto – Dia do Nutricionista

 31/08/2021

31 de Agosto – Dia do Nutricionista

Agosto é o mês dedicado à profissão de Nutricionista e a conscientização alimentar! Mais especificamente, no dia 31, é celebrada a importância desse profissional principalmente em relação aos cuidados com a saúde.

Para comemorar a data, nada melhor do que aprender sobre as principais razões para consultar um especialista no assunto, não é mesmo?!

A importância desse profissional se torna fundamental para orientar novos hábitos saudáveis e, caso seja necessário, reeducar a alimentação.

Quando o assunto é nutrição, devemos tomar cuidado. Pois, quando as informações, se não vem de fontes seguras, pode causar danos ao corpo e à nossa saúde.

Afinal, o que o nutricionista faz?

Ele é o profissional adequado que irá ajudar as pessoas a se conscientizarem de uma alimentação saudável em todas as fases das suas vidas. Na infância, adolescência, fase adulta e também na terceira idade.

Esse especialista também ajuda pessoas em situações especiais, como quem pratica atividades físicas, vegetarianos, pessoas com alguma intolerância ou alergia a algum alimento ou substância, como o glúten e a lactose e muitas outras situações.

Profissional qualificado x saúde

Ao procurar um nutricionista, é importante, independentemente de qualquer coisa, que esse profissional saiba harmonizar todos os seus conhecimentos com uma alimentação saudável, gostosa, colorida e palatável. Não esquecendo de remeter às lembranças prazerosas da infância, mas que seja também esteja atualizada de acordo com o sexo, idade e objetivo de vida de cada paciente.

Quando a pessoa pratica atividades físicas, por exemplo, uma alimentação adequada é extremamente necessária para que o corpo fique mais ativo, a sensação de estresse diminua e a pessoa fique com uma sensação de bem-estar por muito mais tempo.

Por isso, consultar um profissional de nutrição é essencial para chegar ao seu objetivo final: um estilo de vida mais saudável!

Quando buscar ajuda profissional?

O nutricionista é o profissional responsável por orientar seus pacientes sobre a importância da ingestão correta de nutrientes, melhorando diversos aspectos de suas vidas. Organizando o dia a dia das pessoas com alimentos que façam sentido na individualidade de cada um, para que dessa forma, tenham escolhas mais saudáveis.

Qual a frequência certa para irmos ao nutricionista?

Isso na verdade depende de cada caso.

Tem pessoas que precisam de encontros semanais, para outras já é necessário um tratamento mensal, tem as pessoas que vão a cada 6 meses e também tem gente que vai a cada 1 ou 2 anos.

Bons motivos para buscar ajuda de um nutricionista

  1. Melhorar os hábitos alimentares
    Esse profissional irá te instruir a melhorar os hábitos, tornando o seu organismo mais saudável e nutrido com o que realmente é necessário. Uma alimentação colorida, rica e diversificada é importante para ficar em dia com a saúde e evitar problemas maiores.

  2. Melhor a qualidade do sono
    Quando nos alimentamos de forma correta e com os nutrientes necessários, o organismo automaticamente entende que é a hora dele funcionar adequadamente. Dessa forma ele beneficia o momento que estamos dormindo, já que as funções do corpo humano estão equilibradas.

  3. Infância saudável
    Para as crianças que vão ao nutricionista desde pequenas, sua qualidade de vida é consideravelmente melhor, pois elas crescem bem nutridas e saudáveis. Prevenindo-se de problemas em seu corpo, que poderiam aparecer futuramente por conta de uma alimentação errada, como a obesidade, por exemplo. Os bons hábitos alimentares começam na infância e estes devem partir dos pais, que são os principais influenciadores.

  4. Para as futuras mães: beneficiar a gestação
    Quando há uma vida crescendo dentro de outra vida, precisa-se de mais e das melhores substâncias, nutrientes e, sem dúvida nenhuma, de orientação profissional. Afinal, precisa-se manter a mãe e o bebê saudáveis! Dessa forma, faz-se super necessário o acompanhamento com um nutricionista durante a gestação. Para prevenir diversas complicações comuns na gravidez, como por exemplo, o ganho excessivo de peso e a diabetes gestacional.

  5. Peso ideal
    Para todas as pessoas que procuram um nutricionista, 80% delas querem emagrecer. E sabe qual a maior vantagem de fazer esse processo junto ao profissional certo? É que você será mais saudável e não vai se privar de comer o que você gosta, por exemplo. O mesmo funciona para quem tem alguma doença (como diabetes) ou quem tem dificuldade para engordar. E comer o que a gente gosta, nessas horas, faz toda diferença, não é mesmo?

E você, já visitou o nutricionista esse ano? Que tal agendar uma consulta!

------------------------------------------------------------
Hospital Psiquiátrico Porto Seguro
Agende uma consulta: 41 3019-1234
ou clique aqui



  Voltar