Dia Do Terapeuta Ocupacional e Fisioterapeuta

 13/10/2021

Dia Do Terapeuta Ocupacional e Fisioterapeuta


O Dia do Terapeuta Ocupacional é comemorado em 13 de Outubro, junto com o Dia dos Fisioterapeutas!

Hoje, vamos aprender um pouquinho de cada uma dessas profissões e entender como elas podem ser úteis na reabilitação dos nossos pacientes.   

Diferença entre terapia ocupacional e fisioterapia

 Existe uma certa confusão a respeito da terapia ocupacional e da fisioterapia, pois muitos pacientes são atendidos por profissionais de ambas as áreas.

O trabalho do fisioterapeuta é focado na prevenção e reabilitação de pessoas com distúrbios do movimento, ou seja, o fisioterapeuta pode atender, por exemplo, pacientes com deficiências - sejam de natureza cardíaca, respiratória, neurológica ou qualquer outra - que tenham sua capacidade motora afetada.

Já a terapia ocupacional é focada na ocupação humana. Existem terapeutas ocupacionais atuando em planejamento de vida, atendendo pessoas relativamente jovens e que ainda têm muita saúde, mas que por algum motivo já estão em fase de aposentadoria. A terapia ocupacional não trabalha só focada em saúde, tem uma inserção muito grande na educação e na área social.

O que é Terapia Ocupacional?

Dentre as diversas formas de tratamento, a Terapia Ocupacional se destaca por seus métodos inovadores e pelas diversas faixas etárias e públicos que atinge.

A Terapia Ocupacional (TO) é, de acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), o conjunto de técnicas, métodos e ações que, por meio de atividades aplicadas com fins terapêuticos, previnem e mantém a saúde, favorecendo restauração das funções de seu corpo para que indivíduo exerça com total bem-estar seu trabalho e tenha saúde física, mental e social.

É importante observar que o objetivo da terapia ocupacional é recuperar ou manter a funcionalidade máxima do corpo de uma pessoa com algum tipo de limitação.

Essa limitação pode ser física, cognitiva, comportamental ou uma variedade delas, por meio de atividades ou oficinas terapêuticas com objetivos gerais e específicos.

O que faz a Terapia Ocupacional?

Pense no seu dia a dia, e você vai perceber que ele é composto de uma série de atividades que precisam de diferentes habilidades. Mesmo que algumas delas pareçam muito simples, como escovar os dentes ou vestir uma camisa, existem condições de saúde que impedem ou dificultam sua realização adequada.

O terapeuta ocupacional é o profissional que busca ajudar o paciente a realizar atividades cotidianas quando existem problemas. Essas atividades incluem tarefas de autocuidado (higiene, alimentação e vestuário); produtividade (trabalhar ou estudar); momentos de lazer (esportes, dança e pintura, por exemplo) e atividades sociais em geral.

Esses profissionais trabalham em diversos locais, como hospitais, clínicas, ambulatórios e lares de idosos, mas não ficam restritos a estabelecimentos de saúde.

O que é a Fisioterapia?

Fisioterapia é uma ciência da saúde que se aplica ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas do corpo humano. Para desempenhar as atividades o fisioterapeuta precisa entender as estruturas e funções do corpo humano.

Segundo a WCHPT (Confederação Mundial de Fisioterapia), a Fisioterapia é definida como a área da saúde responsável por promover, desenvolver, manter e reabilitar as capacidades de mobilidade e funcionalidade das pessoas ao longo de toda a sua vida.  

O seu principal objetivo é identificar e maximizar a qualidade de vida e movimento de cada pessoa, dentro das áreas da promoção, prevenção, tratamento, intervenção, habilitação e reabilitação da saúde.

Fisioterapeuta é médico?

A resposta é: não!

Embora as duas profissões pertençam à área da saúde, seus campos de estudo, especializações e atuação prática são diferentes.

Enquanto a medicina estuda as causas e tratamentos para os mais diversos tipos de doenças que acometem o ser humano, a fisioterapia está mais ligada às atividades de reabilitação e prevenção de doenças que envolvem os movimentos do corpo.

Quais os tipos de fisioterapia?


Acupuntura
A acupuntura é uma prática terapêutica baseada em tradições médicas orientais que estimulam pontos do corpo a fim de reduzir dores, tratar disfunções, prevenir doenças e promover mais bem-estar.

Dermatofuncional
Pacientes que possuem condições patológicas ou que queriam melhorar aspectos estéticos procuram as intervenções dermatológicas realizadas por um fisioterapeuta.

Fisioterapia do trabalho
Nas empresas, o fisioterapeuta pode contribuir com ações de prevenção, promoção e restauração da saúde do trabalhador, na esfera coletiva ou individual. O profissional pode observar se há riscos à integridade dos trabalhadores, sistemas prejudiciais à saúde física e funcional.

Fisioterapia esportiva
No mundo dos esportes, seja amador ou profissional, para prevenir, minimizar os riscos, tratar a lesão, é preciso um profissional devidamente capacitado para que o paciente retorne às atividades.

Fisioterapia respiratória
Focado da área pneumofuncional atua na prevenção, recuperação e manutenção da saúde do sistema respiratório.

Neurofuncional
A atuação do profissional de fisioterapia no tratamento de doenças ou disfunções neurológicas é essencial.  Nestes quadros, quanto mais rápido começar a intervenção, melhores os resultados e a progressão.

Osteopatia
Através de técnicas de mobilizações e manipulações que o fisioterapeuta promove o alívio de dores, corrige disfunções posturais, restabelece o equilíbrio e a força muscular, além da redução das outras desordens que possam afetar a rotina do paciente.

Quiropraxia
O fisioterapeuta especialista em quiropraxia atua para prevenir doenças ou agravamentos das patologias, além de reabilitar fisicamente o paciente para as atividades rotineiras.

Traumato-ortopédica
A fisioterapia traumato-ortopédica diagnóstica, acompanha, previne e trata as disfunções musculoesqueléticas, que podem ser causadas por lesões, traumatismos ou doenças ortopédicas.

Para obter um diagnóstico mais detalhado e encontrar tratamentos ainda mais eficazes, é muito importante que médicos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais atuem em conjunto.

------------------------------------------------------------
Hospital Psiquiátrico Porto Seguro
Agende uma consulta:
41 3019-1234 ou clique aqui



  Voltar