Medicamento tarja preta: algumas informações importantes

 12/01/2022

Medicamento tarja preta: algumas informações importantes


As tarjas dos medicamentos são listras de classificação visual, onde a variação de cor significa mais ou menos riscos para o paciente, de modo que as cores mais escuras são as mais fortes.

Os medicamentos sem tarja são aqueles que apresentam riscos mínimos e poucos efeitos colaterais. Já os medicamentos de tarja preta são medicamentos que podem levar a prejuízos sérios para a saúde do paciente, assim como levar ao vício e dependência física, psicológica e química.

Para se poder comprar este medicamento, é necessário apresentar uma receita médica especial de cor azul, que deve ficar retida na farmácia. Estes remédios também são mais controlados pelo Ministério da Saúde, porque apresentam mais efeitos colaterais e contraindicações que os outros remédios de tarja vermelha ou sem tarja.

Como funciona um medicamento tarja preta?

  1. Ansiolíticos - são remédios utilizados para o tratamento de ansiedade. Têm o objetivo de reduzir a ansiedade e a tensão de pessoas que sofrem com algum tipo de transtorno ansioso.

    Atuam no organismo do paciente afetando diretamente as áreas do cérebro responsáveis por controlar a ansiedade e o estado de alerta. Seu efeito provoca uma sensação de relaxamento.

  2. Antidepressivos - são medicamentos psiquiátricos que agem no sistema nervoso central (SNC), muito utilizados para o tratamento como depressão, ansiedade, vícios, distúrbios do sono, entre outros.

    Eles são capazes de equilibrar as funções eletroquímicas do cérebro e normalizar o fluxo dos neurotransmissores, auxiliando, assim, no combate aos sintomas da depressão.

Quais os efeitos do remédio tarja preta?

Os remédios de tarja preta são úteis quando bem aplicados e com o devido acompanhamento médico, mas ainda assim eles podem gerar alguns efeitos que são comuns em quem os utilizam.

Quando um remédio tarja preta é indicado?

Os medicamentos de tarja preta são indicados principalmente para tratar problemas que afetam a qualidade da saúde mental.

Ansiedade
A ansiedade é uma resposta normal do nosso organismo diante de determinados acontecimentos, porém, quando ela se torna frequente, atrapalha o cotidiano, diminui a qualidade de vida e passa a ser considerada um transtorno que precisa ser tratado.

Insônia
A insônia é caracterizada pela dificuldade em dormir ou permanecer dormindo. É um transtorno cada vez mais presente na vida moderna. Estresse, hábitos inadequados, ambiente com muitas luzes acesas, utilização de aparelhos eletrônicos, consumo de medicamentos e outras substâncias são as principais causas desse problema.

Depressão
Muitas vezes confundida com tristeza, a depressão é um distúrbio que gera perda de interesse nas atividades cotidianas e promove uma sensação de infelicidade permanente. Trata-se de uma condição grave, considerada um dos fatores de risco para o suicídio.

Como melhorar o efeito dos remédios tarja preta?

Embora os remédios tarja preta sejam efetivos no tratamento da depressão e ansiedade, usar apenas eles não é o suficiente para combater esses problemas. Desse modo, deve-se encontrar outras maneiras de aprimorar a atuação dos medicamentos.

Psicoterapia
Por meio dessa terapêutica, o profissional consegue ajudar a pessoa a encontrar maus hábitos que não são percebidos e contribuem para o problema, além de auxiliar na mudança deles.

Alimentação
Adotar hábitos alimentares saudáveis também é muito importante para quem deseja reduzir os sintomas dos distúrbios e potencializar de maneira natural os efeitos positivos dos medicamentos antidepressivos e ansiolíticos.

Vitaminas do complexo B
As vitaminas do complexo B são as principais em casos de depressão e ansiedade, pois mantém a saúde mental em boas condições e ainda ajudam na vitalidade da pele, visão e boca.

Exercícios físicos
A prática de atividade física favorece tanto a saúde física quanto a mental. Durante os exercícios físicos, o nosso corpo libera a endorfina, que é um importante neurotransmissor capaz de promover a sensação de paz, tranquilidade, combater o estresse e melhorar o humor.

Medicamento tarja preta vicia?

Sim! Inclusive o risco de vício e dependência que esses remédios podem gerar é uma das justificativas para que eles sejam classificados como tarja preta.

Medicamentos de tarja preta tem uma alta chance de criar tolerância rapidamente, que é o fenômeno onde o corpo se acostuma com a substância e será necessário sempre uma dose maior para gerar o mesmo efeito anterior.

----------------------------
Hospital Psiquiátrico Porto Seguro
Agende uma consulta:
41 3019-1234 ou clique aqui



  Voltar