18/02/2022
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o alcoolismo como uma patologia crônica desencadeada pelo uso constante e descontrolado de bebidas alcoólicas.
Pensando em conscientizar as pessoas sobre as consequências da ingestão excessiva de álcool, o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo foi criado no nosso país.
O alcoolismo afeta o casamento, as relações familiares e profissionais, a situação financeira, diminui a autoestima e impacta também a saúde mental da pessoa alcoólatra e dos indivíduos ao seu redor.
De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde – NIH – dos Estados Unidos, quem não quer se tornar um alcoolista deve seguir algumas regras, como: estipular uma dose máxima por dia, evitar beber em casa ou sozinho, tomar água, suco ou refrigerante para dar uma pausa no álcool.
O álcool pode ocasionar ou ser um fator agravante para várias doenças, tanto fisiológicas quanto psicológicas e comportamentais.
Uma das principais dúvidas dos próprios dependentes do álcool e de familiares está relacionada ao uso de medicamentos: é possível o combate ao alcoolismo com a ajuda de remédios?
Sim: é possível combater essa doença com remédios. Mas apenas o medicamento pode não trazer resultados ou, ainda, pode agravar a situação do dependente químico. Em todos os casos, sem exceção, apenas o acompanhamento médico psiquiatra contribui para ministrar os remédios corretos.
Os melhores resultados para tratar a doença são aqueles onde há a utilização de remédios com outras formas de tratamento: psicoterapia, terapias em grupo, desintoxicação, clínicas de reabilitação, entre outras.
O psicólogo surge com o papel reforçador na intenção de ouvir o paciente e instruí-lo a respeito de como voltar a ter um convívio normal, voltar a se relacionar e se comportar.
Em muitos dos casos tratados no consultório, o paciente usou o álcool como automedicação, isso contra decepções, angústia e depressão.
E o álcool fez com que o paciente perdesse parte da moral e caráter que possuía, sendo assim o psicólogo irá ajudá-lo a encontrar novamente os valores que se perderam e que possa estar apto a se relacionar em sociedade.
------------------------------------------------------------
Hospital Psiquiátrico Porto Seguro
Agende uma consulta: 41 3019-1234 ou clique aqui