20/02/2022
No dia 20 de fevereiro, registra-se a data que marca o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. A dependência química (drogas lícitas ou ilícitas) é caracterizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença.
O consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas quando gera uma relação de dependência química, e quando ligado ao tráfico ilícito de drogas ou à violência, se constitui um grande mal não só para os usuários, mas para toda sociedade.
Diga não às dependências!
Diga não às drogas!
O uso de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.
As consequências do uso da maconha são semelhantes aos do tabaco: hipertensão, asma, bronquite, cânceres, doenças cardíacas e doenças crônicas obstrutivas aéreas. No caso de pessoas com transtornos psicóticos pré-existentes, pode ocorrer um agravamento do quadro, como a esquizofrenia, exigindo assim mudanças no tratamento da doença psiquiátrica.
O consumo da cocaína em grande parte dos usuários aumenta progressivamente, sendo necessário consumir maiores quantidades da substância para atingir o efeito desejado. No Brasil, a cocaína é a substância mais utilizada pelos usuários de drogas injetáveis. Muitas dessas pessoas compartilham agulhas e seringas e expõem-se ao contágio de várias doenças como hepatite e Aids.
Um tipo de anfetamina ilícita não encontrada em farmácias é a droga conhecida por êxtase, que provoca dependência fazendo com que o usuário tenha de consumir maiores quantidades de comprimidos para obter os mesmos efeitos. O uso indevido e prolongado pode provocar alterações psíquicas, lesões cerebrais e aumento do risco de convulsões e overdose.
Aqui no Brasil o álcool é uma droga muito bem aceita, por isso o uso é corriqueiro e comum, muitas vezes família e amigos apresentam e incentivam o uso do álcool. Quais são as principais consequências do álcool no organismo?
A quantidade consumida de álcool por dia determina a chance de desenvolvimento de uma cirrose alcoólica. Pode causar perda de apetite, dor abdominal, perda de peso, náusea e vômitos, em casos graves insuficiência renal e hepática, confusão e danos cerebrais.
Favorece ao desenvolvimento de cânceres como faringe, laringe, boca, esôfago, estômago, fígado, cólon, reto, e mama, sendo que mesmo níveis mínimos de álcool podem aumentar as chances de desenvolvimento.
A úlcera é uma ferida estomacal, que frequentemente dói, principalmente quando nosso suco gástrico entra em contato, sendo o seu principal sintoma a dor na boca no estômago.
A pressão alta pode gerar consequências graves como insuficiência renal, acidentes vasculares, doenças cardiovasculares, derrame, doenças renais e insuficiência cardíaca.
Alterações no estado comportamental, redução da sensação de timidez e de introversão e emotividade mais acentuada. Dependendo do teor alcoólico ingerido, pode haver tendência à euforia exagerada e à agressividade.
Além desses, também há sinais como:
Sinais de que o dependente precisa de internação
Lembre-se que nós do Hospital Porto Seguro podemos te ajudar! Entre em contato e saiba mais!
------------------------------------------------------------
Hospital Psiquiátrico Porto Seguro
Agende uma consulta: 41 3019-1234 ou clique aqui