O Hospital Psiquiátrico Porto Seguro

Hospital Psiquiátrico Porto Seguro

NOSSA HISTÓRIA

Fundado em 1983, o Hospital Porto Seguro iniciou suas atividades em uma pequena casa no bairro do Bom Retiro, em Curitiba. Desde o início, a preocupação com a inclusão do paciente, tanto no seu meio familiar quanto no social, levou os terapeutas a utilizarem modelos de hospital dia, com o objetivo de evitar internações prolongadas. Tais técnicas, hoje consideradas inovadoras, já são usadas pela Porto Seguro há mais de vinte anos. Em 1988, foi transferido para o bairro do Rebouças, onde se localiza até hoje. O Hospital ampliou suas instalações, mas não perdeu sua principal característica: o ambiente familiar e residencial, capaz de proporcionar aos pacientes uma estrutura de tratamento mais próxima da vida cotidiana. Atento as principais necessidades dos pacientes, a Porto Seguro criou o Ambulatório, instalado em uma unidade separada da área de internação, onde é realizado o atendimento de consultas agendadas com nossa equipe de médicos psiquiatras e psicanalistas.

NOSSA PROPOSTA

  • Atender pacientes com problemas emocionais, transtornos psiquiátricos (ansiedade, depressão, esquizofrenia, dependência química).
  • O programa inclui: psicoterapia diária em grupo, atendimento psiquiátrico diário, programação de atividades ocupacionais (proposta pela equipe terapêutica e de acordo com as possibilidades do paciente no momento) e atendimento familiar semanal. Os pacientes dependentes químicos possuem um grupo específico de tratamento e participam de atividades paralelas dirigidas à questão da dependência (grupos de mútua ajuda – NA, AA e Estudo dos Passos, desenvolvidos no próprio Hospital – seminários, grupos de reflexão, prevenção de recaídas, entre outros).

EQUIPE

Equipe Porto Seguro

Melissa Wagner – Coordenação da Farmácia | Roseni do Rocio R. Segalla – Coordenação da Psicologia | Leila Dick – Coordenação da Terapia Ocupacional | Maria Lopes – Coordenação da TI e Faruramento | Luiz Guilherme S. Buzelin – Coordenação da Enfermagem | Marilene Lopes – Coordenação da Administração e Financeiro | Luciana Lourenço – Coordenação da Assistência Social | Ana Letícia Marques – Coordenação da Gestão Hospitalar.

NOSSA ESTRUTURA

O Hospital Porto Seguro possui 50 leitos para internamento em hospital integral e 40 vagas para atendimento em hospital dia, distribuídos em um espaço de aproximadamente 1.500 m2. O hospital possui uma área externa para a prática de esportes, oficina para diversas atividades ocupacionais, área específica para os pacientes em hospital dia, jardins, refeitório, quartos conjugados e suítes, além de espaço separado para o Ambulatório, onde se localizam os consultórios. Em 2018, foi construído mais um ambulatório para atendimento dos estudantes de especialização em psiquiatria e, para 2019, a Porto Seguro está com um plano de expansão para ampliação de seus atendimentos.